Morando em um bairro tão antigo, nós tivemos a oportunidade de conhecer vários bares típicos em Barcelona e nem sempre muito explorados pelos turistas. Na verdade, quase tudo em Barcelona é uma grande mistura de locais com turistas, então o que mais nos atraia nesses lugares era sua autenticidade – ou tentativa de se manterem autênticos mesmo depois de tantos anos numa cidade turística –, seja vendendo bebidas tradicionais, atendimento bacana e sem frescura ou comida típica sem preços ridículos.
É claro que, como nós estávamos morando no Gótico, são lugares que invariavelmente terão turistas, porque todo turista passa por aquelas ruas. O negócio mesmo é enxergar as nuances de cada bar e sacar como, mesmo na muvuca do turismo louco da cidade, eles conseguem se manter com o esqueminha de antigamente.
Leia mais: A melhor forma de transferir dinheiro para a Espanha!
Esses eram nossos lugares favoritos para fazer amizade com o garçom, conhecer gente de vários lugares e experimentar todas aquelas bebidas típicas da cidade que falamos nesse post aqui. Um brinde a todas as noites que passamos em Barcelona aproveitando qualquer um desses bares – e as noites que você vai passar também! <3
Tasca El Corral
O Tasca El Corral ficava nem 5 minutos a pé da nossa casa e foi um dos bares que mais frequentamos em Barcelona. Com um monte de jamons pendurados, paredes com fotos contando sua história, todas as bebidas típicas da cidade disponíveis ali e um atendimento super tranquilo, a gente sempre começava nossa noite por aí.
Teve uma noite que fizemos o combo de bebidas catalãs, fizemos amizade com absolutamente todo mundo que entrou no bar e depois ainda saímos com o Stefan, um dos garçons do El Corral, para outro bar com ele e vários amigos dele. Aliás, se for lá, fala que foi o Felipe e a Debora, os brasileiros, que indicaram ali e manda um abraço pro Stefan e pro Po. :)
Sempre pedíamos o pan con tomate deles e uma das coisas mais gostosas que o Fê comeu ali foi o Chorizo al Diablo, que eles trazem e tacam fogo no prato na sua mesa. Os pratos aqui são simples, a maioria com bastante carne, mas você consegue caçar algumas opções vegetarianas seguindo nosso guia de sobrevivência de vegetarianos na Espanha.
De todos os bares dessa lista, esse é o que é menos cheio de turistas e o que sempre levámos nossos amigos por parecer tão autêntico a ponto de ser quase um choque cultural. E já que está lá, aproveita para pedir uma garrafa de sidra e falar para o Stefan te ensinar como se bebe aquilo do jeito certo.
Xampanyet
A Xampanyet é um daqueles lugares tem-que-ir de Barcelona, mesmo que seja só uma vez. Muitos guias da cidade já cansaram de falar sobre o lugar e hoje ele enche de locais e turistas, mas toda a experiência de um bar tradicional, com comidas locais e a sua própria cava continuam. Se você não sabe o que é cava, clica aqui para ler sobre 5 bebidas famosas em Barcelona!
Nossa sugestão é pedir a garrafa de cava, que custa 9 euros, e ir experimentando aleatoriamente cada uma das tapas que eles vendem – não são muitas, então não é tão difícil assim. A favorita do Fê era a lula (calamares) com pesto. Para vegetarianos, você pode pedir as alcachofras, o pão com tomate e os queijos, mas são poucas opções. Aliás, você já viu nosso guia de sobrevivência de vegetarianos na Espanha? Vale a ajuda! Se quiser tentar algo diferente, peça pelos caracoles – sim! caracóis! –, o Fê pediu algumas vezes com uns amigos para experimentar e vale a experiência de comer algo que não é comum em todo lugar.
Can Paixano
O Can Paixano é quase uma versão low cost da Xampanyet, com cava própria ainda mais barata (e tem até cava rosé!) e sem mesas para sentar, só com os balcões para se apoiar dentre os barris de produção das bebidas. É tão cheio quanto a Xampanyet, mas fecha umas 22h30, um dos motivos de só termos ido lá uma vez.
São bem poucas opções de comida, incluindo alguns sanduíches, porque o forte deles mesmo é a maravilhosa garrafa de cava a 6 euros. Mas, atenção: a garrafa eles só vendem de tarde. O sol se põe e eles só vendem por taça, o que acaba deixando mais carinho – mas ainda bem em conta.
La Plata
Esse bar é uma entidade em Barcelona. E o negócio aqui é viver na base do minimalismo. Um cubículo extremamente simples, com umas 5 mesas lá dentro que só vende quatro tipos de tapas: boquerones fritos, pan con tomate, botifarra e salada. De bebida, você pode beber o vinho da casa (branco ou tinto), o vermut casero ou, lógico, cerveja. E só. Mesmo assim, sempre fica cheio de locais, então vale muito a pena ir.
Ele fica na frente da Tasca El Corral, o primeiro da lista, então já dá pra fazer uma parada nos dois no mesmo dia. Fácil, fácil.
Bônus: Els Quatre Gats
Ok, estamos roubando um pouco na ideia aqui, mas o Quatre Gats é um café/bar/restaurante que é super clássico na cidade. É lugar super turístico graças a Picasso, que era frequentador apaixonado dali e até fez sua primeira exposição no original, antiquíssimo Els Quatre Gats. Outros famosos espanhóis também frequentavam o local, que na época era super exótico e tinha uma “vibe” bem diferente, única naquela época. E foi isso que o tornou uma escolha super típica da cidade.
Infelizmente, o Quatre Gats original fechou, e depois de muitos anos, em 1989, esse aqui reabriu no mesmo lugar. Não é tão legal quanto seria se fosse realmente o antigo, mas eles fizeram um puta trabalho legal de manter as origens e vale muito a visita. Achamos que o preço seria um absurdo, então fomos até lá na hora do café da manhã só para comer uma coisinha e conhecer o lugar (que é lindo!) e eles tem opções para o café que até valem a pena.
Oi Debora e Fernando, adorei as dicas. Ficarei hospedada no bairro Gótico perto do metro Jaume I. Pude ver que os bares que indicaram ficam no máximo a 10 min do meu hotel, bem, é seguro ir a pé aos bares durante a noite? Achei o local perto do meu hotel bem escuro.
Oi Elizângela
No Gótico é tudo BEM seguro, porque como alguns prédios públicos importantes ficam na Jaume, todos os arredores são monitorado por câmeras. Dá até pra procurar por elas em muitas das esquinas do bairro.
Nós voltavamos para casa todos os dias de madrugada e nunca tivemos absolutamente nenhum problema no Gótico. :)
Você já viu nossas outras dicas de Barcelona? http://www.pequenosmonstros.com/category/viagem/europa-viagem/espanha/barcelona/
Boa viagem!
Parabéns pelo post, estive em Barcelona apenas uma vez e não conheci nenhum destes bares. Fica pra próxima!
Adorei os postos sobre Barcelona! Estarei lá no início de novembro e já anotei várias dicas para o meu roteiro! Parabéns!