Nessa altura do campeonato, a não ser que você estivesse vivendo em Marte, já deve saber como anda a situação do dólar em relação ao real nos últimos meses. Por causa disso, essas 5 ideias para ganhar em dólar podem cair perfeitamente na sua situação! Se cada dia seu salário vale menos e a tão sonhada viagem ao exterior fica alguns centavos mais cara, o que se multiplica para cada um dos dólares que você gastaria e se torna uma montanha de dinheiro, tá na hora de mudar a chavinha.
Você já pensou em tentar trabalhar com o outro lado? Se o dólar está lá no alto e nosso real está valendo cada vez menos, ganhar em dólares seria uma ajuda e tanto. Seja no Brasil ou fora dele, ganhar em uma moeda mais forte é sempre uma coisa boa. Usando essa linda que é a internet, você pode continuar com seu emprego normal e ainda fazer alguns bicos para ganhar em dólar – e em euro, libras, você escolhe. Aqui listei alguns trabalhos simples, que não exigem uma preparação enorme e são relativamente menores e mais fáceis. Muitos deles nem pagam muito bem, especialmente se você ainda tiver poucas habilidades no que está querendo fazer. Mas, se você tiver paciência e for talentoso, pode ter uma ajuda legal no orçamento. E, quem sabe, você pode até migrar totalmente para o trabalho remoto.
Para quase todas as ideias, você precisa saber ao menos um pouco de inglês (esse post pode te ajudar!) e ter algumas habilidades, é claro. Nada que você não possa aprender e ir melhorando aos poucos.
A ideia te atrai? Então vem com a gente!
[title subtitle=”sem sair de casa”]5 ideias para ganhar em dólar[/title]
Traduzir textos para português
Se você sabe falar outra língua além do português e tem facilidade com a escrita, você pode começar a pegar pequenos trabalhos que pagam por palavra ou texto em sites de freelances. Normalmente os valores não são muito bons, e por isso mesmo eles não podem pagar um tradutor profissional. Se você não estudou sobre isso, aconselho que você só pegue trabalhos mais pontuais, e não traduções complexas que só profissionais capacitados conseguem lidar direitinho. Mesmo com os valores baixos, da forma que a cotação do dólar anda e de acordo com a sua velocidade em realizar as tarefas, o valor pode valer a pena pra você.
O maior contra desses sites costumam ser, justamente, o valor que você pode cobrar. Para começar no site é complicado, porque você não tem nenhuma referência e precisa trabalhar por preços bem abaixo do seu normal para ganhar certa reputação. Se você não tem nenhuma outra ideia a vista e tempo livre, vá em frente.
Alguns sites que você pode se cadastrar: Upwork – Guru – Freelancer
Analisar websites
O User Testing é um site que você pode revisar a usabilidade de um site por voz – em inglês. Quando surge um trabalho, você vai até lá, ativa seu microfone e sua câmera e fala sobre tudo que você está fazendo e pensando no site. Eles querem a opinião de pessoas leigas mesmo, para ver o quão fácil está para você se cadastrar, para entender o negócio que o site está propondo, como as pessoas estão reagindo aos botões etc.
A premissa dele é bem legal e, em cada análise, que dura mais ou menos 20 minutos, você ganha 10 a 15 dólares. Mas são tantas pessoas cadastradas no site que você precisa ficar sempre de olho para aceitar as propostas rápido, antes que outra pessoa pegue.
Vender fotos online
Você tem uma câmera legal, um celular com boa resolução e um olhar legal para fotografia? Talvez você consiga tirar uns trocados vendendo fotos em bancos de imagem. É claro que ser fotógrafo exige muito, muito mais do que apenas uma câmera e um olhar, mas empresas e pessoas buscam fotos de todos os tipos de coisa nesses sites. Sério. Estude um pouco sobre fotografia na internet, entenda qual o estilo que você gosta, pratique bastante e tente entender a arte da edição de fotos. Também é importante procurar sites que não retenham os direitos da sua foto, porque assim você pode disponibilizar a mesma foto em vários lugares e, se tudo der certo, receber de mais de uma fonte. :)
Algumas sugestões: Alamy – 500px – Fotolia – SmugMug
Vender apresentações – e outras coisas de design
Uma coisa relativamente comum que designers, planejadores e outras pessoas com essas ~habilidadjis~ acabam fazendo para ganhar um dinheiro extra é começar a vender ícones, fontes, layouts de apresentações em Keynote ou Powerpoint, layouts de blogs e outras coisas de design que, muitas vezes (não todas!), não precisam nem ser atualizadas. Você coloca no site e só fica ganhando dinheiro de forma passiva quando alguém compra seu produto.
Esse é um dos trabalhos mais legais e mais bem remunerados nessa lista. Mas, com razão, ele também exige que você já tenha bastante habilidade com algumas ferramentas. Os ganhos dependem da qualidade do seu trabalho e da forma que você vai responder a questões e lidar com o feedback, é claro. Os sites para esse tipo de coisa são infinitos, mas aqui tem alguns para você começar a pesquisar:
99Designs – Theme Forest – Graphic River – Dribble
Encontrar um emprego remoto
Esse aqui é o mais complicado deles – mas que pode te trazer bons frutos a curto e longo prazo. Você pode encontrar um trabalho remoto para fazer absolutamente qualquer coisa: ser o assistente pessoal de alguém, planejar viagens, ser o designer de uma empresa, ser o programador de um site, cuidar da conta digital de uma marca… existem milhares de opções, e você tem chances de se encaixar em algumas delas. O desafio, como em qualquer outra possibilidade de trabalho, é como você vai se destacar e mostrar como você é melhor que todos os outros concorrentes.
Muitos desses trabalhos remotos não se importam com o horário que você está trabalhando, e às vezes é até melhor trabalhar de noite por causa do fuso de alguns outros lugares. Então, em muitos casos, dá pra equilibrar o trabalho ao vivo com o remoto sem problemas.
Já mandei uma lista de sites para encontrar trabalho remoto para todas as pessoas que assinam nosso mailing (assina aqui!), mas aqui vão alguns deles:
We Work Remotely – Remotive.io – Working Nomads – TalentBoard – FlexJobs
Agora que você tem algumas opções para trabalhar pela internet e começar a ganhar em dólares, pesquise bastante sobre qual é a que tem mais a ver contigo. Se uma delas te interessou muito, não é só se cadastrar no site e ficar torcendo para conseguir trabalho. Vá pesquisar, aprenda mais sobre aquele tema, se dedique a se tornar um profissional legal mesmo nesse part time job.
Existem milhões de fontes de conteúdo e informações gratuitas na internet para você aprender e se tornar um profissional melhor em qualquer área. Você só precisa procurar por elas :)
Debbie, você ou o Fe já usaram algum desses sites e ganharam $ efetivamente? Alguns, claro, precisam de mais tempo e dedicação e não seria possível pra alguém que tem um trampo full time. Mas fiquei curiosa se vocês já conseguiram ganhar algo com algum desses e qual seria o mais efetivo.
Oi Rê! Como a gente trabalha com um monte de clientes que vem por indicação, acabamos não ficando muito focados nesses sites.
Mas já usei o Upwork pra contratar (foi ótimo) e o site é muito famoso entre freelancers de todos os ramos. Também já fiz uma análise no User Testing pra testar e foi super legal, mas quando tenho tempo nunca surge um email deles (e quando surge eu nunca abro a tempo). Achei a ideia dele BEM legal, mas tem que ficar esperto.
99Designs é o site que o Tim Ferriss fala todo dia e é bem confíavel (mas acho meio foda que, pelo que sei, todo mundo faz o trabalho, o cliente escolhe só um e o resto dos designers ficam com o troço na mão de besta. tem que estudar). A gente também compra coisas direto no ThemeForest e no GraphicRiver!
Em todos dá pra ganhar legal, mas tem que ter paciência pra "crescer" lá dentro, como qualquer começo de trabalho, sabe?
Debbie Corrano sim sim, entendi. E nada vem fácil nessa vida né? Tava aqui estudando a possibilidade de ser camgirl (haha sério! dá mó grana), mas só dá pra ganhar muito dinheiro se vc se dedicar. Com trabalho full time é foda se dedicar 100% a outro job. Mas com o valor do dolar ta valendo a pena tenta arranjar tempo e se afogar nos jobs.. Valeu pelas dicas! Vocês sempre arrasam nos posts <3
Eu trabalho com animação para o Envato Market, o site é muito bom, você recebe em dólar americano pelo paypal. Nele tem outros mercados além do ThemeForest e GraphicRiver, como por exemplo no meu caso para quem trabalha com captação de vídeo ou motion graphics tem o Videohive, para quem trabalha com programação tem o Codecanyon, e também para quem tem vontade de trabalhar com música, tem milhares de sites que vendem trilha branca como por exemplo o Audiojungle.
Oi Debbie, eu tenho uma dúvida: como vocês fazem para exportar serviços para empresas fora do país (Brasil)? Tenho pesquisado, mas não encontrei muita informação. Tenho um cliente na Alemanha (fora dos sites de freelancer) e não sei como fica a questão fiscal. Vocês tem algum sistema?
Beijos, obrigada!
Debbie Corrano Iria comentar extamente isso do 99Designs acho bem ridiculo, hahahha.
Dos que você mencionou nunca tentei trabalhar em nenhum, mas vou tentar no de fotos depois.
Eu trabalho em um site de freela chamado Workana @Renata Chelli Arcoverde . Não recomendo, por alguns motivos, rs. Mas sempre que to meio sem cliente eu vou lá e consigo fazer uma grana.
O importante como a Debbie falou é se dedicar para fazer um perfil bom, que no começo é bem complicado ate entender como funciona cada plataforma e perfil novo sempre leva desvantagem.
:)
Esse post era tudo que eu precisava! Sou fotógrafa e no próximo ano vou morar por um tempo no Canadá. No começo não vou ter clientes, então preciso de um emprego por lá ou algum trabalho remoto. Vou dar uma olhada nos links. Obrigada!
Oi Gabriela! A maioria dos nossos clientes são brasileiros, mas quando pegamos clientes de fora emitimos nota e recebemos sempre pelo Paypal :)
Debbie Corrano , isso significa que vocês tem empresa? Quero dizer, já que emitem nota? E como declaram essa renda aqui no Brasil?
Gabriela Gonçalves da Silva a gente tem empresa aberta no Brasil sim, mas a nota que emitimos para clientes de fora é feita direto no Paypal. Pra declarar a renda você precisa falar direto com seu contador e ele resolve, porque depende da renda da sua empresa e tal. Pra MEI não tenho a menor ideia!
Debbie, tudo bem? Qual desses sites vc indica para um job de organizar viagens, como vc citou no post? Que mais dicas vc pode dar sobre esse job? Ótimo post, valeu!
Oi Ciro! Esse tipo de trabalho normalmente aparece no Upwork. Não sei nada específico sobre eles, depende de cada contratante. Tem que encontrar por lá e ir perguntando. :)
Vocês são maravilhosos, sério. Descobri o blog sem querer e adorei. Parabéns pelo trabalho e quando quiserem vir pra Estocolmo avisem! :D
Obrigado, Júlia! <3
A gente quer muito ir pra Estocolmo um dia, mas só falta guardar dinheiro pra conseguir pagar os países nórdicos! Hahahah
Pequenos Monstros hahahaha Nem fala, tudo aqui é muito caro! De qualquer forma, estou planejando uma ida a Berlim no começo do ano que vem, vou pedir dicas! :D
Olá Debbie, existe algum site para trabalhar desenvolvendo jogos? Adorei o site, gratidão!
Um site específico eu não sei, Thâmara, mas procurei rapidão no google "game developer remote jobs" e achei um link com algumas vagas, ó:
https://remoteok.io/remote-game-dev-jobs
devem rolar vários freelas disso por aí!
GANHANDO 13,932.249 DE DOLARES 2016
http://neobuxptcclique.blogspot.com.br/
Júlia Ferreira minha nossa Berlim é linda
Júlia Ferreira minha nossa Berlim é linda
E tem no meu Blog outras dicas de receber em Dólares,e só pra você simplesmente clicar em anúncios assisti-los mais ou menos 12 segundos cada, e outros meios,como alugar Referidos eles clicam nos anúncios pra você mesmo você nem estando online,quanto mais referidos você tiver mais você ganha,descubra o que são,visite meu Blog,Receba em Dólares,totalmente Grátis,Cada centavo conta quando sao Dólares,Acesse: http://www.lucraremcasa.net/
prova de pagamento https://www.youtube.com/watch?v=VQEW_65ZnvM
Obrigado galaera. Muito relevante esse post!! (Y) (Y) (Y)
Obrigado galaera. Muito relevante esse post!! (Y) (Y) (Y)
Obrigado galaera. Muito relevante esse post!! (Y) (Y) (Y)
Obrigado galaera. Muito relevante esse post!! (Y) (Y) (Y)