Chegou Dezembro e tudo que a gente consegue pensar é naquela listinha de resoluções de ano novo que fizemos alguns dias antes de 2015 com o que queríamos fazer. Você nem sabe mais onde ela está ou as coisas que estavam escritas ali, mas tem certeza absoluta que deixou de fazer um monte delas.
[su_box box_color=”#F06951″ radius=”0″ title=”ALOU! TEM NOVIDADE POR AQUI!” ]No fim do post tem uma coisa que estamos MUITO ansiosos pra contar – e um convite que dura só alguns dias! –então não deixe de ir até lá dar uma lida.
Clique aqui pra ir direto pra lá espiar :) [/su_box]
A ideia de definir objetivos para o ano novo é uma das tradições mais legais para começar 2016 de uma forma mais produtiva e positiva. Só que não adianta nada escrever uma listinha super cuidadosa no primeiro dia do ano, esconde-la dentro de um caderno e nunca mais lembrar da sua existência. Essa listinha de objetivos para o ano que vem pode mudar a sua vida – de verdade! – se você tomar mais cuidado com ela e com as metas que escreve ali.
Depois de anos e anos vendo minhas listas de metas sumirem no limbo – e eu só encontrá-las anos depois, quando nem conseguia mais entender a minha letra – esse ano descobri umas ideias bem legais para você revisitar sempre essa listinha, repensar o que ainda faz sentido para a sua vida e, o principal, riscar o máximo de objetivos nesse 2016.
Vamos nessa? :D
Trate as micro-metas com carinho
[columns_row width=”half”][column]Assim que você fizer uma listinha com todas as suas metas do ano, volte para a sua primeira meta e olhe para ela com carinho. Escreva ela novamente, em outra folha, e vá quebrando aquele objetivo em pedacinhos. Vou chamar esses pedacinhos de micro-metas.
Essa primeira parte é a coisa mais complicada dessa lista – mas talvez seja a mais importante de todas! Sempre que você quiser realizar um grande objetivo, você vai precisar quebra-lo em pequenas micro-metas que podem ser feitas em horas ou até poucos dias. É assim que as coisas vão andando: um passinho de cada vez.[/column]
[column]
[infobox subtitle=”Pequenas tarefas, geralmente curtas, que são essenciais para cumprir sua meta principal.” bg=”red” color=”black” opacity=”off” space=”10″ link=”no link”]O que são micro-metas?[/infobox] [/column][/columns_row]
Consegue ver como as coisas ficam mais palpáveis dessa forma? Ao invés de você só pensar, aleatoriamente, que quer reformar o quarto, você consegue ter uma noção de todos os passos que precisa dar para isso acontecer!
Isso pode ser usado para qualquer tipo de objetivo. Aprender algo novo, mudar de carreira, economizar mais, estudar alguma coisa, fazer uma viagem etc. Se essas micro-metas tiverem ainda mais detalhamentos, vá se aprofundando em cada uma delas para entender exatamente seus momentos de ação.
Todas essas micro-metas juntas vão virar uma lista de tarefas para você realizar sua grande meta. Assim fica bem mais fácil enxergar seu progresso em cada um dos objetivos para o ano. Uma forma bem didática de ver o seu sucesso chegando mais perto! :)
Para cada micro-meta que você cumprir, por menores que elas sejam, você fica um passo mais próximo da sua grande meta. O importante é sempre andar um pouquinho.
Coloque tudo em um calendário
Para você conseguir realizar todos os seus objetivos em 365 dias, tem algo muito importante para se ter em mente: suas metas precisam ser realistas. Não é nem uma questão de sonhar baixo ou não ter grandes ambições, mas de tempo hábil para fazer o que você quer nesse período.
Uma forma de conseguir enxergar esse tipo de coisa é colocando tudo em um calendário do ano inteiro.
Depois que você escrever sua lista de metas e micro-metas, como falamos no passo anterior, é hora de pegar um calendário e pensar, na prática, quanto tempo você demoraria para fazer cada coisa.
Se você quer fazer um intercâmbio em Junho, com quanta antecedência você precisaria analisar as propostas das empresas e aprovar alguma? Essas são algumas micro-metas para ir adicionando, de trás para frente, no seu calendário. E para reformar a cozinha em Outubro? E fazer aquela viagem até Agosto? Vá pegando cada lista de micro-metas e adicionando no calendário. Para te ajudar na organização, use uma cor diferente para cada meta (e suas respectivas micro-metas), ficando mais fácil para ver seu progresso em cada uma delas. :)
De início, algumas metas podem parecer que não se encaixam em um calendário. Não se intimide e pense nela de uma forma diferente! Se seu objetivo é “Voltar para a academia”, defina um mês ou até um dia exato para isso acontecer. Aí, é claro, vai de você não deixar todas as atividades acumularem. Se o objetivo não tiver uma data fixa para terminar, defina você mesmo uma data ideal.
Se mesmo assim você ainda não se sente seguro para colocar todas as suas micro-metas em dias específicos, define seus meses e volte a elas mensalmente para, aí sim, definir dias específicos. Vai do seu gosto! Só não pode ficar sem data.
Se um dos seus objetivos é “Ler 12 livros em 2016”, coloque no seu calendário uma nota no comecinho de todo mês, dizendo: é hora de livro novo! Se precisar de um empurrãozinho extra para não perder as datas, na metade desse período, todos os meses, também escreva: já está na metade do livro desse mês?
Esse calendário irá te ajudar a fazer suas metas do ano, que irá definir algumas das suas metas por mês, que irão definir suas metas por semana. E aí você saberá o que fazer, semanalmente, para chegar mais perto dos seus objetivos. ;)
Deixe a lista visível o ano todo
E essa coisa de definir suas metas para a semana, o mês e o ano não são só na teoria não, ok? Não adianta nada ter definido suas metas, quebrado tudo em micro-metas, colocado as coisas em um calendário e…guardar ele na gaveta até 2017.
Você precisa VER essa lista de metas todo-santo-dia.
Esse ano quero colocar duas coisas na minha parede:
- a lista de metas para o ano, para que eu consiga me lembrar todos os dias dos meus principais objetivos
- um calendário com as micro-metas, para eu não me perder e deixar tudo acumulado
Esse calendário também vai ficar, de alguma forma, no meu celular. E a lista de metas no meu caderno. Só pra não ter dúvidas que eles estão sempre por aí, sabe? Assim não tem desculpa.
E você pode colocar onde preferir também: na frente da sua cama, preso na parede da sua escrivaninha, na capa do seu caderno, colado na geladeira da cozinha, na sua agenda física do ano, no seu calendário do Google, no seu aplicativo de tarefas, onde você se sentir melhor. Você só precisa ver aquilo todos os dias.
A cada dois ou três meses, pegue a sua lista de metas e dê uma revisada rápida: Tudo aquilo ainda faz sentido pra você? São coisas que você ainda quer fazer? Será que você precisa repensar alguns caminhos para essa meta? As micro-metas ainda estão funcionando? Se não estão, porque não? O que você pode mudar nesse sistema?
Para te facilitar nesse passo, use o celular e coloque um alarme trimestral te lembrando da revisão. Usar essas ferramentas é bem importante. O Fê, por exemplo, vai escrever as metas no caderno, organizar tudo em uma planilha – sempre as planilhas! – e passar cada uma delas nas suas datas para o Todoist, colocando lembretes pra sempre dar uma olhada nelas de novo.
As metas do seu ano novo são reflexos dos seus desejos mais profundos, que te motivam a acordar todos os dias. Quando você define esses objetivos e coloca eles a vista, disponíveis para lembrar a todo momento, é quando você consegue se conectar com a sua principal fonte de motivação. Objetivos são uma das coisas que vão te manter em direção ao que você sonha – mesmo quando você não estiver nos seus melhores dias.
Trabalhe um pouco em direção ao seu sonho todos os dias
Agora que você já tem todas as suas metas e micro-metas definidas e colocadas em um lindo calendário, é hora de mandar ver assim que o ano chegar. E se tem uma dica que não poderia ficar de fora aqui é justamente uma que já mandamos para todas as pessoas que assinam nosso mailing aqui do blog (assina aí você também!).
É uma ideia chamada No More Zero Days, que apelidamos carinhosamente em português de “Diga Não ao Dia Nulo”. O negócio é bem simples: todos os dias, fazer alguma coisa em direção aos seus sonhos. Aquele sonho que você anotou na sua listinha de objetivos para 2016, morre de vontade de realizar, mas que nem sempre consegue tempo para se dedicar.
A ideia parece difícil, mas juro que não é: fazer alguma coisa em direção aos seus sonhos não é, necessariamente, se dedicar quatro horas por dia a ele. É escrever 10 palavras do seu livro. Fazer 2 flexões de braço. Assistir um TED curtinho sobre o tema que você quer aprender. Ler a história de um empreendedor que seguiu um caminho que você pretende seguir. São coisas relativamente pequenas, mas que são muito melhores do que não fazer nada.
Todos os dias, por menor que seja, simplesmente faça alguma coisa em direção aos seus objetivos.
A gente tem certeza de que todas essas dicas vão te ajudar muito a conseguir cumprir suas metas e correr atrás do seu sonho em 2016. Temos aprendido tanto ao longo desses anos trabalhando de casa, tentando criar coisas diferente, testando novos métodos, correndo atrás dos nossos sonhos que dava até para escrever um livro e – OH WAIT! – é exatamente isso que estamos fazendo.
[title subtitle=””]SURPRISE SURPRISE[/title]
Nós sempre falamos da importância de acreditar nos nossos sonhos aqui no blog, e é por isso mesmo que nesse fim de ano estamos trabalhando muito para lançar o #AgarreSeuSonho, um guia completo, com exercícios, histórias e um monte de ideias pra você, que sabe que 2016 pode ser O seu ano! Gosta da ideia? :)
O lançamento oficial do #AgarreSeuSonho acontece no dia 15 de Dezembro, junto com uma ooooutra coisa muito legal que estamos criando (a gente tá on fire, kiridos!), e será vendido aqui na Oficina Pequenos Monstros pela bagatela de 10 euros 6 euros na pré venda pra qualquer um que realmente quer fazer algo pra correr atrás dos seus sonhos.
[button color=”red” text=”white” url=”http://oficina.pequenosmonstros.com/shop/agarreseusonho/” window=”_blank”]QUERO MEU #AGARRESEUSONHO NA PRÉ VENDA COM DESCONTO![/button]
Pra ficar melhor, aqui vai o convite do amor: se você quiser quiser garantir o #AgarreSeuSonho desde já, você pode CLICAR AQUI e comprar antecipado, pagando R$ 25,00 6 euros (está em euros, mas você pode comprar com seu cartão brasileiro pelo Paypal, o sistema de pagamentos que usamos!). Assim, no dia 15 de Dezembro, esse lindo eBook já vai chegar cantando músicas natalinas direto no seu email.
Se você quiser esperar um pouquinho pra ver no que vai dar e ser avisado quando o #AgarreSeuSonho estiver disponível, e aí sim comprá-lo pelo preço original de 10 euros, é só se inscrever no nosso mailing clicando aqui.
Hey! Psiu! Se você já assina nosso mailing, te mandamos um descontinho extra por lá. ;)
Estamos investindo todo nosso tempo para criar o melhor guia para você fazer de 2016 o melhor ano da sua vida! E vocês sabem como a gente faz as coisas bem completinhas, né? Junto com os dez capítulos, também criamos exercícios para quem ainda tem dúvidas sobre seus sonhos, dicas para encontrar mais tempo e mil formas de se dedicar ao máximo para o que você ama em 2016. Tudo bem prático, pra você aplicar desde já. Do jeitinho que a gente gosta e já faz há muito tempo aqui no blog.
Vale só falar que, diferentemente do que muita gente acredita, a gente não ganha a vida com o blog. Ele não tem nenhum banner, por exemplo, para não estragar esse projeto que temos tanto carinho com coisas que não foram testadas e selecionadas por nós. Então, essa é a primeira chance que você tem de ajudar o Pequenos Monstros a crescer e, de quebra, crescer junto dele. Gente, tô até emocionada aqui. :’)
AE! Parabéns pelo e-book! Ansiosissima para ter o meu logo! Nunca comento no blog (rola uma vergoinha haha) então queria aproveitar pra parabenizar vocês dois por esse trabalho incrível e inspirador de vocês no blog!!!
Beijos!
Ótimo o trabalho de vocês. Fui mordido pelo vírus das viagens de longo prazo e vocês são uma das inspirações. Já reservei o ebook ;)
Obrigada, Yasmin! Estamos super ansiosos pra saber o que vocês acharam <3
OMG que novidade incrível <3
Parabéens por esse trabalho maravilhoso.
E como podemos aqui no Brasil comprar nessa pré venda?
Bjinhos
http://www.chaeamor.com
Obrigada, Camila! <3
O valor tá em euros, mas é só entrar no sisteminha e comprar pelo Paypal mesmo, usando seu cartão de crédito, sem crise. :)
Debbie Corrano Ha ta entendi =D Obrigada <3 suceeessso *-*
Obrigadíssimo, Marcelo! Depois queremos saber a sua opinião sobre ele! :)
Gente! Top demais!
Melhor notícia do fim de ano. Parabéns queridos! Quero logo o meu e vai ser de pré venda sim! Tenho certeza que será de ótima qualidade como tudo o que vocês fazem!!
Muito feliz por vocês! Exemplo de que o bem gera bem!
Grande beijo queridos ;*
Gente! Foi sofrido, mas consegui! Eita esse pay pal e uma coisa as vezes sabe? Mas agora vai ser so alegria, so estou esperando o dia do lancamento!!
Ai, caras! Conheci o blog hoje e já gostei pra caramba. Esse texto era exatamente o que a gente estava precisando por aqui. E essa vida de nômades digitais é uma meta futura que precisa de muitas micro-metas, por enquanto. Vamos nos inspirando por aqui!
Beijos!
Pessoal, eu conheço um curso em formato digital onde aprendemos tudo em relação a ganho de massa muscular. Eu disse tudo mesmo!!
Sem brincadeira nenhuma, nunca vi nada igual..
Nele aprendemos métodos mais inteligentes, eficientes e incríveis para ganhar massa muscular e ter resultados rápidos para o corpo que sempre sonhamos!
INCRÍVEL!!
http://bit.ly/agoramassamuscular