Além dos biscoitos para cachorro, outra coisa que eu costumava comprar no supermercado e comecei a fazer é granola caseira. Nunca gostei das prontas porque ou elas tinham flocos de milho, que eu não gosto como ficam no leite, ou eram extremamente doces.
Comecei a ver algumas receitas na internet, estudar um pouco melhor sobre os grãos e o que eu poderia colocar na minha própria e desde a primeira vez que testei: BOOOM! Um milhão de vezes melhor que todas as granolas que eu já comi na vida. E é MUITO fácil de fazer.
Os ingredientes para fazer a granola são bem individuais, vai do que você gosta ou não, mas tem uma base simples para você criar a sua receita de granola caseira:
– Um ou dois tipos de de cereais (aveia, flocos de milho, amaranto, centeio…)
– Vários tipos de nuts (amêndoas, nozes, castanha do Pará, pistache…)
– Óleo (de coco, azeite, de girassol…)
– Adoçante (açúcar mascavo, mel, agave, maple syrup)
– Sal
– Frutas secas (damasco, uva passa, framboesa, lascas de coco…)
– Opcional: sementes (de girassol, linhaça, abóbora, gergelim…)
– Opcional: algum tempero (canela em pó, gengibre em pó…)
Com essa base, já dá pra você começar a pensar na sua própria receita. Na primeira tentativa, pode começar com a minha.
[title subtitle=””]Granola Caseira[/title]
Ingredientes:
– 1 xícara de amêndoas
– ½ xícara de nozes
– ½ xícara de amaranto
– ½ xícara de castanha do pará
– 3 xícaras de aveia
– 2/3 xícara de mel
– ¼ xícara de óleo de coco (pode ser azeite)
– 1 xícara de uva passa
– 1 xícara de damascos picados
– sal a gosto
Como fazer:
Coloque as três xícaras de aveia e o amaranto em um recipiente fundo. Pique as castanhas do Pará, as amêndoas e as nozes até elas ficarem em pedaços pequenos e médios. Eu usei isso aqui, mas dá pra picar pulsando um pouco no liquidificador. Coloque-as com a mistura, adicione sal, óleo de coco e o mel. O sal aqui vai ajudar a granola a não ficar tão doce. Acredite, ele faz muita diferença! Dá aquele contraste levinho no gosto que dá vontade de comer mais, sabe? Hahaha
Misture bem até tudo ficar homogêneo. Toda a mistura precisa estar levemente úmida pelo mel e pelo óleo de coco. Se achar que tem muita aveia sequinha nos cantos, pode colocar um pouco mais de óleo e misturar bem em tudo. Lembre-se de não colocar as frutas secas antes de ir ao forno, se não elas vão ficar duras.
Depois, é só pegar o maior recipiente que vá ao forno que você tiver em casa e colocar ela bem espalhada ali. Ligue o forno em temperatura média ou baixa, dependendo da potência do aparelho que você tem em casa. Em mais ou menos 15 minutos a sua casa vai começar a cheirar como o céu. Sério, é um cheiro maravilhoso. Aí você dá um pulo na cozinha de novo, tira do forno, mexe um pouco para mudar os grãos de lugar e volta com ela para o forno. Aí fica de olho a cada 10 minutinhos porque estará pronta a qualquer momento.
O ponto certo da granola é quando ela ficar bem douradinha, ok?
Essa é basicamente a mesma mistura que eu faço desde que comecei a fazer granola, mas também gosto de adicionar sementes de linhaça e algumas outras nuts ou frutinhas que eu acho no mercado aleatoriamente. Uma vez eu adicionei banana seca e ficou in-crí-vel. Meu sonho mesmo é achar lascas de coco pra colocar na minha granola caseira (depois de tirar do forno, tá?), porque deve ficar absolutamente maravilhoso, mas nunca encontrei no supermercado. :~
Eu também já coloquei um pouco de canela em pó e ficou bem gostoso, mas eu adoro o gosto das amêndoas, então prefiro deixar ~in natura~ mesmo!
E aí, já fez? Tá pensando em fazer? Me conta sua receita? Queria testar combinações novas!
Amei! Super vou tentar fazer!
;*
Eu testei, e ficou bem saborosa :)
Troquei o oleo de girassol ou coco, por oleo de gergelim, coloquei chia e farinha de linhaca dourada :).
Beijos
Oi Debbie! Achei sua receita (e seu blog) hj e resolvi testar. A granola ficou saborosa. Eu coloquei tb um tipo de chips de coco que achei na dm. Que legal que você mora em Berlin. Gosto muito dessa cidade :D. Abraço e tudo de bom!
Tem um aspecto delicioso!! No Dois Igual a Três também fizemos a nossa granola caseira, com mel de rosmaninho! ;)
http://www.doisigualatres.blogspot.pt/2014/06/na-tigela-granola.html
Adorei e vou experimentar!
Depois conta a mistura que você fez na sua granola, Jackeline! :)
Vê se você acha côco seco, e rala. No nordeste fazemos assim. Mas aqui tem côco (banana, caju –> pra torrar a castanha) no nosso quintal.
quando e que adiciona as frutas?
Depois que tirar a granola do forno, é só esperar esfriar e misturar nela, Tiago. :)
valeu
As sementes são colocadas em qual momento? Obrigada :)
As sementes vão antes de ir ao forno, junto com a maioria dos ingredientes, Thays!
Debbie Corrano que
c,
PQP, coloquei as 3 colheres de sobremesa de sal…estragou tudo…acho que tem algum erro nesta receita.
Você usou todas as medidas iguais da receita, Fabiano? Eu e um monte de gente aqui fez dessa forma e sempre deu certo! Que estranho.
Segui a receita, Debbie. É muito sal!
Acredito que uma colher de CHÁ seria o suficiente…
Ué, as sementes vão antes de ir ao forno, as frutas vão depois! o.O
a receita é boa, só peca na quantidade de sal. Para minha sorte, coloquei 3 colheres de café ao invés de sobremesa e mesmo assim o sal roubou a cena.
Nossa, Fabiana, jura? Várias pessoas comentaram aqui falando que a receita tava certinha, mas você é a segunda que comenta que acabou ficando com muito sal! Vou colocar uma observação no post sobre isso, para não acontecer com mais ninguém. Super obrigada por vir avisar!
Beijos
Que loucura, Fabiano! Tanta gente falou que a receita ficou certinha, mas hoje apareceu a segunda pessoa falando que o sal passou dos limites. Até mudei aqui na receita para não acontecer com mais ninguém. Obrigada por avisar!
Oi Debbie, obrigada pela receita e por já passares ela de forma aberta – tipo, dando mais ou menos uma quantidade por grupo de ingredientes e indicando para que nós criemos com a receita!
Eu, bem inventadeira, já comecei fazendo um monte de coisas diferentes, hehehe. Usei como base 3 xícaras de uma mistura de aveia em flocos grossos, amaranto em flocos, quinua em flocos, tapioca em flocos e farinha de mandioca em flocos, coloquei 2xícaras de noses e castanhas sortidas, 1xícara de coco fresco ralado (comprei em uma loja de produtos naturais) e 2/3 xícara de gergelim e semente de abóbora. Na hora de colocar o mel, eu misturei com melado, colocando mais melado do que mel pq dizem que o mel qdo é aquecido fica tóxico, e completei a medida da xícara com água morna (como indicava em outra receita). O óleo, eu usei o de gergelim. De tempero eu coloquei uma pitada de nós moscada ralada, pimenta Jamaica e cardamomo. Coloquei o sal em pitadas, sem muita medida, mas creio que devo ter colocado mais ou menos 2 colheres de chá.
Enquanto assava e eu tirava de vez enquando para mexer, provei e achei sem doce e levemente salgado demais, então ralei um pedaço de rapadura e salpiquei por cima, deve ter sido quase uma xícara de rapadura ralada/ quebrada.
Pouco antes de tirar do forno, coloquei a uva passa, o damasco seco picado e a banana passa picada. O coco começou a ficar meio queimadinho e seco e eu me arrependi de não te-lo colocado neste momento…
Um total, entre fogo baixo e fogo médio, tirando pra mexer a cada 5 ou 10 minutos mais ou menos, demorei uns 45 min. assando a granola… Talvez tenha demorado por causa da água que coloquei a mais no início.
Ela ficou maravilhosa!!!! E sem trigo! (Pq eu evito trigo praticamente toda granola comprada vem com farelo e gérmen de trigo!) acho que nunca mais vou querer comprar granola! =D
Olá, a granola é excelente mas muito sal… Coloquei 2 colheres de chá, numa próxima vez farei com apenas 1 de café. Enfim obrigada por compartilhar. Beijos
Que estranho, Fernanda. Pra mim deu certinho! Mas vou atualizar a receita para sal a gosto. Eu uso sal marinho, e como ele salga menos deve ser isso! Obrigada por comentar avisando. :)
Sabe Debbie pode ser paladar ou estranheza de uma granola mais salgada mas o fato é que me acostumei e estou achando delicinha. Da próxima vez vou colocar um pouco menos mas de fato o sal é fundamental! Bjs
Observei tua receita e fiquei na dúvida quanto ao tempo no forno. 15 min da uma mexida e depois olha a cada 10 min. Fica meia hora no forno ou mais?
Depende da potência do forno e do quão queimadinha você gosta, Alexandre. Eu gosto dela bem crocante, mas tem quem goste dela mais macia. Depois dos 15 minutos vai checando a cada 10 e vê o ponto que você achar ideal. Eu costumo deixar uns 35 minutos no total!
Em que momento devem ser colocadas as frutas secas como o damasco?
Depois que tirar do forno, Marta!
Depois de cozinhada, pode ser guardada? Dá para quantos dias, mais ao menos?
E essa granola mantém-se durante quanto tempo? é que ainda é uma quantidade considerável e, pelo que tenho lido, não devemos consumir mais que duas colheres de sopa por dia
Adorei e estou querendo fazer! Por quanto tempo pode ser conservada?
Amei a receita. Ja fiz duas vezes e todos aqui em casa aprovaram. Estou proibida de comprar granola pronta. Obrigada por compartilhar.
Adorei a receita, exatamente o que procurava. Dá para fazer a lasca de coco em casa. Pegue o coco e use um descascador de legumes para criar fatias finas de coco. Aí é só levar ao forno até dourar. Dizem que com uma pitada de sal fica ótima.
Fiz e ficou muito saborosa, o sal fez a diferença mesmo!!! Obrigada pelo post!!
Minha receita :)
Aveia
amaranto
linhaça
castanha do pará
castanha de caju
amendoas
coco em fitas
1/2 x de açúcar mascavo
3 colheres cheias de melado (dobro de água para umedecer ou quanto baste para toda a mistura ficar úmida)
Segui o procedimento que vc ensinou.
Frutas quantidade a gosto.
mix de frutas desidratadas
uvas passa
ameixa
damasco
banana desidratada
Gente o cheiro é maravilhoso!!!!!! rsrsrsrs
Obrigada pela receita! É muito boa! ;)
Acabei de colocar no forno, vamos ver no que vai dar hahahahaa
Amei a receita. Bem parecida com a que eu faço. Nunca tentei com sal, vou experimentar…beijos.
Obrigada por compartilhar esta receita maravilhosa! Amei!
Que legal! Farei hj. Obg pela dica!!
http://www.nutsonline.com.br/ nesse site tem todos os ingredientes, muito prático para quem mora no interior ou não tem tempo de ir ao mercado…
vc pode comprar um côco seco passar no mandolin pra farzer lascas do jeito que quiser e adicionar eu fiz com côco e amei muito boa idéia…
Com a proteína de soja texturizada fica ótimo também
vou esperimentar
Achei intereçante trocar o azeite por oleo de coco
Eu não como nenhum tipo de doce (nem açúcar e suas transformações, por exemplo, frutose, maltose, etc), além de não gostar desde criança, também acabei desenvolvendo uma intolerância. Por conta disso também tenho dificuldade de comprar uma granola que tenha menor dulçor e gostaria de fazer a minha, teria alguma sugestão para substituir o mel? Ele realmente é indispensável na receita?
Não é essencial não, Pryscilla! Pode tirar sem dó, ele é só para adoçar a granola mesmo. Se você achar que a mistura ficou muito seca, tente colocar um pouco mais de óleo, só para deixar tudo molhadinho na mistura.
Se quiser alguma opção intermediária para adoçar, acho que colocar tâmaras secas no final da receita deve dar um toque bem gostoso. :)
Debbie Corrano Muito obrigada pela ajuda!! :)
Fiz a receita e ficou simplesmente incrível, a melhor granola que já comi. Meu noivo que não curtia nem um pouco granola, tem comido todos os dias.
Fica boa mesmo !!! ebaaa!!!
Adorei!!! Ficou uma delícia. Obrigada pela receita.
Oi! Já fiz várias granolas mas gostei desta receita.. só achei estranho porque todas as receitas que conheço tem de se aquecer o oleo ou azeite juntamente com o mel… neste caso não certo? Obrigada. Bjs
Muito bom, mas em vez do sal (que é pouco saudável) coloquei gengibre seco em pó :)
Tenho feito sempre depois que vi aqui e fica sensacional. Gosto de colocar também avelãs, gogi berry e chia. Todo mundo q experimenta ama! E o melhor é que posso usar aveia sem gluten e comer granola sem culpa! Obrigada pela receita.
As frutas secas eu coloco depois que a granola sai do forno.
Eu também! Ficam mais macias, né? :)
Não, Cláudia! É só misturar tudo frio mesmo e mandar para o forno, eles só esquentam lá dentro. :)
Experimentei a receita e adorei. Obrigada pela partilha. Muitos parabéns pelo blog.
Feita. Uma delícia